31.1.13

http://files.ceaservicodomestre.webnode.com/200000038-6363e645cf/Herculano.jpg


Poeta, escritor, jornalista, filósofo, Herculano Pires foi um estudioso da Doutrina Espírita, e um de seus maiores divulgadores. Autor de mais de 80 obras, a maioria dedicada ao Espiritismo, foi o grande defensor da pureza doutrinária, tendo sido definido por Emmanuel, por intermédio de Chico Xavier como “o metro que melhor mediu Kardec”.






Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2013





O ENGANO DO MESTRE



Por Jorge Rizzini






A educação puramente formal perde a sua essência, que é o amor. O mestre se habitua aos objetivos imediatos do ensino, esquecendo-se da formação moral e espiritual, dos fins verdadeiros do processo educativo. O quadro que o soneto de Narcisa Amália nos apresenta não é imaginário, não tem apenas a finalidade de chocar-nos pelo seu aspecto trágico. Seu verdadeiro objetivo é mostrar-nos a falência da educação formal, convertida em máquina de ensino, incapaz de atingir a alma do educando.
O mestre sem amor revela a sua frieza ao dizer, diante do cadáver de uma criança assassinada: “O morto não me ilude.” Na verdade, o morto não o iludia, mas ele se enganava. Não havia sido a lama dos bairros miseráveis, nem o apego precoce ao gatilho que transformara aquela criança em criminosa. A causa deformadora estava no coração do pai, do mestre que não aprendera a amar, que não conseguira entender a verdadeira natureza da educação. Não era um mestre, mas um profissional do ensino.
A vida, a grande educadora, que não se formaliza nem profissionaliza, surpreende-nos às vezes com lições terríveis. Fatos como esse, episódios em que o fracasso do mestre o leva a desilusões arrasadoras, ocorrem com mais frequência do que se supõe. Apenas as ocorrências mais trágicas aparecem no noticiário da imprensa. Outras, de natureza mais íntima, são abafadas com lágrimas no próprio lar.
Pestalozzi, mestre de Kardec, foi um apóstolo da educação. Kardec aprendeu com ele que educar é amar. Por isso, Kardec insiste no valor e na importância da educação como única maneira eficiente de modificarmos o mundo, melhorando o homem. A educação sem Deus dos nossos dias, produzida pelos abusos do sectarismo religioso, terá de ser substituída pela educação espírita, onde a fé não é imposta de maneira arbitrária, mas se desenvolve no educando à luz da razão e ante a comprovação dos fatos. Estamos vendo no mundo o resultado de uma educação errada e deformada.
Os sonetos de Narcisa Amália é um choque emocional para nos despertar, a nós, espíritas, da negligência nesse terreno. Temos fundado escolas, é verdade, mas nos esquecemos do principal, que é dar a essas escolas um sistema seguro de educação espírita, elaborado com amor pelos educadores espíritas.
Para isso já existe, entre nós, a revista especializada do Grupo Espírita de Estudos Pedagógicos. Mas, quantos espíritas já se interessaram por ela? Quantos professores espíritas leram os exemplares já publicados? Até quando continuaremos indiferentes ao problema maior que nos desafia nesta hora do mundo? Que cada qual responda para si mesmo.