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Poeta, escritor, jornalista, filósofo, Herculano Pires foi um estudioso da Doutrina Espírita, e um de seus maiores divulgadores. Autor de mais de 80 obras, a maioria dedicada ao Espiritismo, foi o grande defensor da pureza doutrinária, tendo sido definido por Emmanuel, por intermédio de Chico Xavier como “o metro que melhor mediu Kardec”.






Quinta-feira, 11 de Abril de 2013




A EDUCAÇÃO SEGUNDO HERCULANO



Entrevista com Herculano Pires





O exercício da educação moral é o que pode fazer a diferença na conturbada sociedade de hoje. Herculano Pires, escritor e expositor de grande importância para a Doutrina Espírita, dedicou-se muito ao tema. Seu livro “Pedagogia espírita” é uma importante coletânea de uma revista sobre educação que Herculano mantinha. Trazemos ao leitor algumas idéias contidas no livro sobre o tema, em forma de entrevista.

PALAVRA ESPÍRITA Herculano, o que é educar?
HERCULANO PIRES Educar é decifrar o enigma do ser em geral e de cada ser em particular, de cada educando. O ser humano, em todas as épocas e em toda parte, foi sempre o mesmo. Sua constituição física, sua estrutura psicológica, sua consciência são iguais em todos os seres humanos. Essa igualdade fundamental e essencial é o que caracteriza o homem. As diferenças temperamentais, culturais, de tipologia psicológica, de raça ou nacionalidade, de cor ou tamanho são apenas acidentais. Porém, essa padronização não ajuda a simplificar a educação porque por baixo do aspecto padronizador surgem as diferenciações individuais e grupais. (...) Cada ser humano tem uma personalidade. E é desde o nascimento, pois já nasce formada com sua complicada estrutura que vai apenas desenvolver-se no crescimento e na relação social. É difícil para o educador dominar todas essas variações e orientá-las.

PALAVRA ESPÍRITA Se educar é descobrir o enigma do ser, como deve agir o educador nesse processo de descoberta?
HERCULANO PIRES A Educação se apresenta como Ciência, Filosofia, Arte e Religião. É Ciência quando investiga as leis da complexa estrutura humana. É Filosofia quando, de posse dessas leis, procura interpretar o homem. É Arte quando o educador se debruça sobre o educando para tentar orientá-lo no desenvolvimento de seus poderes internos vitais e espirituais. É Religião porque busca a salvação do ser humano no torvelinho de todas as ameaças, tentações e perigos do mundo. Segundo René Hubert, pedagogo francês contemporâneo, a Educação é um ato de amor, pelo qual uma consciência formada procura elevar ao seu nível uma consciência em formação. Esse é o caminho para a descoberta do enigma do ser.

PALAVRA ESPÍRITA O que é Educação Espírita?
HERCULANO PIRES É o processo de orientação das novas gerações de acordo com a visão nova que o Espiritismo nos oferece da realidade. A realidade compreende o mundo e o homem. Para o homem viver com proveito no mundo, deve saber, antes de mais nada, o que ele próprio é e qual o seu destino. (...) Nada disso pode ser conhecido sem o conhecimento dos princípios espíritas.

PALAVRA ESPÍRITA Porque a Educação Espírita é importante no processo de educação do ser?
HERCULANO PIRES Porque ela objetiva a Educação Integral e Contínua do Ser, abrangendo ao mesmo tempo todo o complexo da personalidade do educando e todas as faixas etárias em que ela se projeta. Sendo o Espiritismo uma doutrina que abrange, em seus três aspectos fundamentais – a Ciência, a Filosofia e a Religião – todas as facetas do Homem, visando necessariamente à unificação do Conhecimento, é evidente que a Educação Espírita só pode ser integral e contínua, indo de extremo a outro da existência humana. Ligada historicamente à linha rousseauniana da Educação Moderna, através de Pestalozzi, de quem Kardec foi discípulo e continuador, a Educação Espírita se entrosa naturalmente nas aspirações e nos objetivos da Pedagogia contemporânea.

PALAVRA ESPÍRITA Herculano, onde a Educação Espírita deve começar?
HERCULANO PIRES A Educação Espírita começa no lar. Nas famílias espíritas é dever dos pais iniciar os filhos nos princípios doutrinários desde cedo. A falta de compreensão da doutrina faz que certas pessoas pensem que as crianças não devem preocupar-se com o assunto. Essas pessoas se esquecem de que os seus filhos necessitam de orientação espiritual e que essa orientação será tanto mais eficiente quanto mais cedo lhes for dada. Os espíritos que se reencarnam em famílias espíritas já vêm para esse meio para receberem desde cedo o auxílio de que necessitam. Os pais que, a pretexto de respeitar a liberdade de escolha de quem ainda não pode escolher, ou de não forçar os filhos a tomarem um rumo certo na vida, deixam de iniciar os filhos no Espiritismo, estão faltando com os seu deveres mais graves. Descuidar da educação espírita dos filhos é negar-lhes a verdade.

PALAVRA ESPÍRITA Qual é a melhor maneira de desenvolver a educação espírita no lar?
HERCULANO PIRES É organizar festinhas domingueiras com prece, recitativos infantis de tema evangélico, explicação de parábolas, canções espíritas e brincadeiras criativas, que ajudem a despertar a criatividade das crianças. Espiritismo é alegria, espontaneidade, sociabilidade. Essas festinhas preparam o espírito da criança para o aprendizado nas aulas dos Centros e para as aulas de Espiritismo na escola.




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